quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A historia da Banda A - Ha





A historia da Banda A - Ha


A banda foi formada no início da década de '80 no momento em que a música passava por transformações no final da década de '70, entrando em uma outra esféra musical, sonora e de variados estilos dominando sempre o Rock e o Pop/Rock com bandas como: Kiss, Iron Maiden, Pink Floyd, Ozzy, Dire Straits, Genesis etc... estas e muitas outras bandas foram responsável pela mudança na forma de fazer música com letras mais trabalhadas, fazendo o público esquecer aquelas baladinhas que só falavam em mulheres e carros. Em meio tudo isso surgiu a banda A-HA.

A banda no começo era composta apenas por Paul Waaktaar e Magne Furuholmen que vinham tocando juntos desde os dez anos e passaram por bandas como: Black Day, Spider Empire, Black Sapphire em sua nativa Noruega. Eles lançaram um album independente como "Bridges" em 1980 (Depois chamado Poem "Poêma") com Viggo Bondi (Baixo) e Oeystein Jevanord (Bateria).

Em 1980 lançaram outro Cover chamado "Fakkeltog" ("Torchlight Procession" em Inglês) sob o camando de "Vaakenatt Record Label".
Eles tinham tudo pronto para prosseguirem muito longe com o segundo Album, quando foram roubados dentro do Studio e junto foi a fita demo e o Baixo de Viggos.

Alguns do ítens roubados foram encontrados depois em um carro perto da fronteira com a Suécia, mas o prejuízo foi grande.

Paul e Magne procuraram ir para a Inglaterra, para conquistar o mundo, enquanto Viggo e Oeystein procuraram ficar na Noruega. O roubo foi a última falha.

No outro lado de Oslo. O jovem Morten Harket ia percorrendo uma longa estrada para sintetizar sua carreira pop no Love songs, Rhythm & Blues e a elefantina pompa de "Uriah Heep" e "Queen" (a original inspiração de sua música "Take on Me") e passou por bandas como Souldier Blue.

Em 1982 Waaktaar e Furuholmen pediram a Morten para emigrar com eles para Londres, onde eles fizeram planos para tornarem-se "International Pop Stars". Ele recusou; e seis meses depois, os outros voltaram a Noruega.

Os três foram para uma pequena cabana fora de Oslo onde eles trabalharam em umas demos, até que em janeiro de 1983, quando eles voltaram para londres. Eles finalmente arranjaram uma residência em um Studio de Gravação, dormindo sobre folhas de papeis e gravando perto de cinqüenta demos. Faltando sustentação para admitir empregados, o grupo também tocou por umas semanas para de sustentarem na Record Company Showcases (Casa de Show), a única performance ao vivo deles desde quando saíram da Noruega. E no final de 1983, Harket, Waaktaar e Furuholmen assinaram com a gravadora Warner Bros. já como "a-ha".

Apartir daí a banda começou a aparecer no cenário musical e em 1985 juntamente com a gravadora Warner Bros., gravaram o primeiro disco oficial da banda esse entitulado: Hunting High and Low o primeiro grande sucesso da banda, mas contendo ainda músicas conhecidíssimas como: Take On Me, The Sun Always Shines On T.V. e Love Is Reason sendo estas as quatros músicas mais tocada nas rádios na época e dando um ótima impulso a banda e daí por diante fazendo trabalhos que a crítica aceitavam muito bem. A banda é formada por: Morten Harket nos vocais, Magne Furuholmen nos teclados e Paul Waaktaar na guitarra.

Depois de dar seu cartão de visita com o sucesso de Hunting High and Low, em 1986 veio o segundo disco da banda Scoundrel Days já esse com um som todo diferente do primeiro que era mais mixado, veio bem mais "acústico" se comparado com o anterior, com participações de baterista e baixista, em algumas músicas como I've Been Losing You (Bateria Michael Sturgis e Baixo Leif Karsten Johansen), Cry Wolf (Bateria Oystein Jevanord), The Swing of Things (Bateria Michael Sturgis) e Soft Rains of April (Bateria Michael Sturgis), destas destacaram-se Scoundrel Days, Cry Wolf e I've Been Losing You.

Em 1988 lançaram o terceiro da banda chamado: Stay On These Roads, esse com muitas baladas românticas a mais conhecida a que leva o nome do disco Stay On These Roads, contendo ainda,This Alone Is love, There's Never a Forever Thing e You Are The One. Também teve outras bastante tocada nas rádios de todo o mundo foram elas Touchy!, The Blood That Moves the Body e uma música que fez parte da trilha sonora do filme de James Bond de '88 The Living Daylights. Mas a música principal do disco foi Stay on these roads essa tocou a exaustão sem dúvida nenhuma. Para muitos o Melhor album do a-ha e este ganhou o prêmio de melhor album do ano de 1988.

Passou o ano de 1989, lançaram seu quarto disco em 1990, chamado: East Of The Sun/West Of The Moon, já esse diferente de todos os outros com acompanhamento nas músicas de violão e pouca mixagem uma das marcas da banda em suas músicas. Aqui no Brasil o disco foi lançado praticamente no Rock In Rio-II no Maracanã em 1991, onde a banda veio dar sua contribuição sonora, e conseguindo marcar seu record de público, as músicas mais populares deste disco foram: Crying The Rain(Remasterizada de 57) música de Carole King, I Call Your Name e Early Morning. Mais ou menos na metade de 1991 lançaram seus Melhores Hits numa coletânea fantástica, só as melhores mesmo, chamado este de Headlines and Deadlines.

Passou o ano de '92, Gravaram seu novo disco no final de 1993 lançando-o no início de 1994 Chamado: Memorial Beach esse não muito tocado pois a mídia na época estava toda voltada para a Dance Music deixando de lado o Pop e o Rock infelismente, do disco aqui no Brasil, só se destacou uma música chamada The Dark Is The Night For All. A single deste disco era formado por: The Dark Is the Night For All, Move To Memphis, Lie Down In Darkness, Angel e Memorial Beach. Depois disto, devido a música estara passando por tortuoso momento com muitas bandas parando de tocar, os membros da banda resolveram se separar no ano de 1995. Apartir daí fazendo apenas trabalhos Solos sem grande expressão.

Passaram-se os anos de 96 e 97, no ano de 1998 resolveram juntar-se novamente escreveram as músicas gravaram e no ano de 2000, em março, lançaram o album mundialmente esse chamado: Minor Earth Major Sky, deste sendo as músicas principais: Summer Moved On e Minor Earth Major Sky, Summer Moved On considerada a melhor do disco granhando prêmio na Inglaterra por ter um grande número de pedidos dos ouvintes das rádios, aqui no Brasil tocou pouco é verdade, talvez por eles não terem vindo ainda lançar seu album aqui. Este album veio muito diferente dos anteriores, com um som totalmente diferente e Morten não estava cantando com o tom que habitualmente cantava, a banda parecia estar meio tímida com sua volta.

Isto parece ser verdade mesmo, porque no album seguinte do a-ha, eles resgataram um pouco do romântismo e suas músicas melódicas do passado, este disco nominado: Lifelines, lançado em abril de 2002 pela WEA Records, veio bem diferente do anterior com músicas de destaque como:Lifelines, Time & Again, Dragonfly, Turn The Lights Down, Cannot Hide, e a música principal do disco; Forever Not Yours, bom, agora só espero que desta vez as rários toquem, eu posso dizer que este veio ao verdadeiro estilo do a-ha.

Resto do Post

1 comentários:

Unknown disse...

A-Hahahahahahahaha A-hahahahahahahahaha

Postar um comentário